Creative works

Recital Vítor Vieira violino

Website
Segments : Creation Culture
Category : Creative works

Vitor Vieira é membro do Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) e professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto e na Academia de Música de Lisboa. Com o QCM tem vindo a apresentar-se nas principais salas e festivais de música em Portugal e a colaborar com destacados instrumentistas, como os pianistas Pedro Burmester, António Rosado e Miguel Borges Coelho, o percussionista Pedro Carneiro, os violetistas Tatjana Masurenko e Máté Szucs e os violoncelistas Paulo Gaio Lima e Lázló Fenyo.

Seleccionado pela European Concert Hall Organization como Rising Star da temporada 2014/15, o QCM apresentou-se numa tournée de 16 concertos em algumas das mais importantes salas de concerto europeias, como o Barbican Center em Londres, o Concertgebouw em Amsterdão e o Musikverein em Viena. Os seus alunos têm sido premiados em concursos como o Prémio Jovens Músicos, Concurso Vasco Barbosa, Concurso Capela e Concurso Internacional Cidade do Fundão.

Vitor Vieira estudou com os professores Alberto Gaio Lima, Aníbal Lima e Gerardo Ribeiro, do qual foi também assistente na Northwestern University (Chicago). Trabalhou também com professores como Alexei Mikhline, Sergey Kravchenko, Eduard Wulfson e Mauricio Fux. Realizou estudos especializados de quarteto de cordas com Rainer Schmidt, violinista do Quarteto Hagen, e trabalhou com membros dos quartetos Alban Berg, Lasalle, Melos, Emerson e Vermeer. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Obteve o 1º Prémio de Violino em nível médio e superior no concurso Prémio Jovens Músicos da RDP. Foi também vencedor do concurso para cordas Samuel Thaviu, em Evanston, e da Concerto Competition da NU. Apresentou-se a solo em algumas das principais salas do país, nomeadamente os grandes auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Culturgest e Casa da Música com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra de Câmara Portuguesa.

Vitor Vieira é um entusiasta da música contemporânea, tendo trabalhado diretamente com compositores como John Adams e Karin Renquist. Como membro do QCM estreou obras de vários compositores portugueses: Carlos Azevedo, Carlos Guedes, Fernando Lapa, Vasco Mendonça, Miguel Azguime, Eurico Carrapatoso, António Chagas Rosa, Nuno Corte-Real, António Pinho Vargas, Álvaro Salazar, Sérgio Azevedo, Paulo Ferreira-Lopes, Eduardo Patriarca, Telmo Marques, Fernando Valente, Igor Reina, Filipe Lopes, Luis Soldado, Adérito Valente, Francisco Monteiro e Daniel Martinho. É também membro permanente do Sond’Ar-te Electric Ensemble.